Buscar
  • Sidney Boschiroli

Restaurações Estéticas para fechamento de espaços entre os dentes (DIASTEMAS)

O diastema é aquele espaço extra entre os dentes, que é mais facilmente visualizado na arcada superior, sendo mais comum entre os incisivos centrais .Porém pode também ocorrer de forma mais generalizada, gerando pequenos espaços, entre vários dentes das duas arcadas.


exemplo de diastema


Causas do diastema

Entre as principais causas do diastema estão: falta de algum dente, diferença entre os tamanhos dos dentes, quedas de dentes de leite antes da hora e anormalidade do freio labial. O diastema é prejudicial para a saúde bucal, pois há uma perda gengival mais acentuada na região do diastema, chamada de retração gengival.


diastema dos incisivos centrais antes da correção


Tratamento do diastema

As melhores opções de tratamento são: uso de aparelho ortodôntico, restauração estética com resina composta e lentes de contato, facetas ou coroas de porcelana.

Estabelecendo uma comparação apenas para ilustrar, caso a opção escolhida seja o fechamento com resina composta o tratamento pode ser realizado no mesmo dia e leva em torno de duas a três horas (dependendo da quantidade de elementos dentários). Se a opção for por lentes de contato, facetas ou coroas de porcelana, o procedimento pode ser concluído em duas ou três consultas. Já a correção do(s) diastema(s) com aparelho ortodôntico vai depender da avaliação do ortodontista e de cada caso.

São tratamentos bastante diferenciados entre si; e a escolha por uma ou outra opção vai depender de cada caso específico, devendo o profissional apresentar as vantagens e desvantagens de cada tratamento para o paciente.

diastema corrigido através de restauração com resina


Algumas pessoas ficam com dúvida se o diastema pode voltar depois do tratamento. Em qualquer tratamento realizado, ou seja, tanto no procedimento ortodôntico, quanto no tratamento de restauração com resina ou porcelana é necessário seguir as recomendações do profissional para evitar que o problema volte, ou para maior longevidade no caso da escolha por um tratamento estético mais dispendioso.


No caso da ortodontia, é indispensável o uso de barra de contenção. Já no caso de optar-se pelo tratamento com restauração, seja de forma direta (resina) ou indireta ( porcelana) é imprescindível manter a saúde dos dentes e das gengivas, seguindo as orientações profissionais quanto à instrução de higiene oral, bem como o acompanhamento pelo profissional da articulação bucal para manter os dentes na posição correta.


#dravivianebaroni #odontologiaespecializada #odontologiaestética #florianópolis #estreito


19 visualizações0 comentário