top of page
  • Foto do escritorSidney Boschiroli

Um sorriso invejável: facetas de resina composta

As "lentes de contato dentais", muito desejadas atualmente por inúmeras pessoas, vêm evoluindo com o tempo, as técnicas e os materiais disponíveis para sua execução. As últimas novidades do mercado em resinas compostas, que hoje já incluem a porcelana entre seus componentes, nos possibilitam hoje realizar trabalhos artesanais em resina, esculpidos diretamente sobre os dentes, com resultados incríveis.


Desafio: você seria capaz de identificar, neste sorriso, uma coroa de porcelana? Pois sim, um dos dentes centrais superiores é de porcelana (cerâmica), e todos os demais da arcada superior foram construídos em resina de alta qualidade.


Nesta técnica, que exije o talento de um artista, finas camadas de resina vão sendo depositadas diretamente sobre os dentes pelo profissional dentista, modelando cada um dos elementos dentais até que sejam atingidos o formato e a coloração desejada, previamente escolhida pelo paciente. Alguns preferem tons mais brancos, outros optam por matizes mais naturais. Assim, cada sonho pode ser atingido.



Seguindo o planejamento realizado previamente em comum acordo com a paciente, inicialmente foi realizada uma sessão de clareamento em consultório, seguida de moldagem e execução de placas para clareamento caseiro, realizado pela paciente em casa conforme instruído. A coloração atingida no clareamento foi determinante na escolha da cor das facetas de resina, que após a execução ficaram bastante naturais e harmoniosas com a arcada inferior. Foram esculpidas diretamente sobre os dentes sete facetas de resina composta de altíssima qualidade e durabilidade.


Detalhe importantíssimo neste caso foi que a paciente já possuía uma coroa de porcelana num dos dentes incisivos centrais, a qual tinha uma coloração mais escura. Esta coroa foi então moldada e confeccionada no laboratório de prótese, na coloração alvo. A coloração das facetas de resina, executadas na sequência, acompanhou então esta mesma cor, atingindo uma harmonia perfeita com a porcelana, completando assim o conjunto de oito dentes da arcada superior. A paciente ficou encantada e extremamente feliz com o resultado.


Comparativo entre as fotos da paciente antes e depois da construção do sorriso invejável.

4 visualizações0 comentário
Quero enviar uma mensagem

Obrigado pelo envio!

bottom of page